Wednesday, July 14, 2010

Resenha Northanger Abbey

Ok, ok... eu admito: foi o primeiro livro da Jane Austen que eu li. Naõ precisa nem dizer que vergonha isso é.
Vamos combinar, já tava mais do que na hora, né? Jane Austen é um clássico, afinal de contas. Quando minha tia descobriu que ainda não tinha lido nenhum livro da Jane, ela pirou e tratou de me dar o livro mais rápido do que achei que fosse possível.

E foi assim que acabei lendo Northanger Abbey. Não é um dos trabalhos mais bem conhecidos dela, como Pride and Prejudice, mas eu gostei.

Ambientado no século XIX, o livro que não deve ter mais que umas 270 páginas, me demorou mais que o normal para terminar, simplesmente porque toda a pontuação e escrita de edição que eu tenho, foi mantida idêntica à da primeira edição, o que significa aquele inglês cheio de palavras que nem gente que mora na Inglaterra usa mais, então eu vivia tendo que reler uma frase, ou procurar uma palavra no dicionário.

A jovem de dezessete anos, Catherine Manford, tem muitos irmãos, e mora em uma pequena comunidade rural com toda a sua família.
Quando dois amigos da família lhe convidam para passar um tempo na cidade de Bath, Catherine não hesita em concordar, doida que está para sair de Fullerton, e ver o mundo; ver se tudo é realmente igual ao que ela havia lido nos romances de terror, onde vilões espreitam a cada esquina, assassinatos horripilantes são a norma, e a heroína é muitas vezes posta em situações de risco de vida.
Chegando em Bath, ela descobre que a realidade é bem diferente.
Sem amigos, a não ser o senhor e a senhora Allen, ela acaba conhecendo um jovem após uma semana, por meio do padre, e dança com ele, descobrindo que se chama Henry Tilney, e que tem uma irmã. Encantada com seus modos, ela vive à espera de vê-lo novamente, mas ao passar de uma semana sem vê-lo, ela se desanima.
Justo então, uma velha amiga de escola da senhora Allen chega na cidade, e sua filha mais velha, Isabella, que é apens quatro anos mais velha que Catherine, acaba virndo muito amiga de Catherine.
Isabella se apaixona pelo irmão de Catherine, James, mas acaba por quebrar seu coração no final, fazendo com que o noivado deles que havia se formado, se acabasse, e o irmão de Isabella, John, é apaixonado por Catherine, mas Catherine só tem cabeça para o jovem senhor Tilney, que havia aparecido novamente, desta vez com sua irmão, Eleanor, e Catherine logo se vê deslumbrada pelos dois.
Após algum tempo, os Tilney voltam para sua casa, Northanger Abbey, e convidam Catherine para ir com eles. Com o consentimento, por carta, de seus pais, Catherine vai para Northanger, onde seu espírito aventureiro, vê na grande casa de estilo gótico, um prato cheio para sua imaginação correr solta...


O livro tem um final fofo... talvez previsível, mas sem problemas.
E devo dizer que, embora na maior parte do tempo, a atitude amuada e de aceitação da Catherine tenha me irritado, especialmente em algumas cenas com John, ela realmente subiu no meu conceito uma hora, e se ela não tivesse feito o que fez, não sei se tinha chegado no final do livro xD

No comments:

Post a Comment

Hi! I like comments! Comments make me happy. Please let me know what you think :)